Dissertação sobre a relação entre filosofia e linguagem
Na reflexão é que se torna consciente de seus atos, atitudes e pensamentos, nos tornando capaz de ver a si como algo duradouro ao longo do tempo e de se reconhecer como o mesmo ser nas diversas fases da vida. É o marco inicial para diferenciarmos o mundo sensível do inteligível e para vislumbrarmos o modo raciocinar, que ocorre por associação, distinção, categorização e combinação. Então, podemos afirmar que nessa afirmação está o propósito da linguagem, que nada mais é que a forma da expressão operando distintamente da língua. É o processo mental de elaboração do pensamento, cujos protagonistas são imagens e palavras, evidenciando a particularidade de cada ser humano de constituir ideias, imagens e discursos sobre a realidade material ou subjetiva.
Na linguagem que o ser humano tem como objetivo se adaptar ao seu meio, vivenciando dimensões de realidades em um universo discursivo buscando tornar comum a nossa existência no mundo, dando-lhe sentido e significado. Esse universo discursivo (discurso) cuja definição se apresenta como uma unidade linguística mais complexa do que a frase, equivale a uma mensagem, um texto ou um enunciado.
A filosofia, através dos seus expoentes, soluciona inúmeros problemas ao criar teorias que se apoiam em argumentos lógicos e nos ajuda a lidar com o universo da