Dissertação sobre Vestibular
A missão que se tem, é provar o conhecimento que adquiriram durante os níveis anteriores, já conclusos, em uma avaliação proposta pela universidade que contém questões sobre as disciplinas estudadas durante, exclusivamente, o ensino médio. Para esta avaliação, dá-se o nome vestibular, que pela concorrência, fica conhecido como uma corrida na qual os primeiros colocados levam o “prêmio”. Talvez essa busca pela boa colocação, seja um fator que interfira mais que propriamente o saber das disciplinas, já que psicologicamente é provado que a ansiedade, a paciência e o nervosismo durante a avaliação, podem de alguma forma atrapalhar todo o preparo no qual o vestibulando trabalhou no decorrer do ano.
Além deste fator, é visto que certos cursos como o de Medicina, Direito e os de Engenharia, têm uma relação de candidato/vaga extremamente altas, ou seja, a tal concorrência dobra em consideração ao outros cursos. Com isso, surge a questão da falta de vagas ou de investimentos, por parte do governo, na criação ou manutenção destes cursos. É comum encontrarmos pelo país, estudantes que fazem em média 4 anos de curso preparatório para conseguirem ingressar no curso de Medicina das universidades públicas.
Outra questão que começa aos poucos a entrar em vigor, é a de que tenha cotas para negros ou pessoas de baixa, desta forma, eles teriam uma prioridade maior em relação aos de mais vestibulandos, para conquistarem uma vaga em algumas universidades públicas. Esta é uma questão, que gerou e gera, uma grande polêmica na