Dispositivos de segurança
As proteções podem ser:
PROTEÇÃO FIXA
São proteções de difícil remoção, fixadas normalmente no corpo ou estrutura da máquina. Essas proteções deverão ser mantidas em sua posição fechada sendo de difícil remoção, fixadas por meio de solda ou parafusos, tornando sua remoção ou abertura impossível sem o uso de ferramentas. Podem ser confeccionadas em tela metálica, chapa metálica ou policarbonato.
PROTEÇÃO MÓVEL Essas proteções geralmente estão vinculadas à estrutura da máquina ou elemento de fixação adjacente que pode ser aberto sem o auxílio de erramentas. As proteções móveis (portas, tampas, etc.) devem ser associadas os dispositivos de intertravamento de tal forma que: a máquina não possa operar até que a proteção seja fechada; se a proteção é aberta quando a máquina está operando, uma instrução de parada é acionada. Quando a proteção é fechada, por si só, não reinicia a operação, devendo haver comando para continuação do ciclo.
Quando há risco adicional de movimento de inércia, dispositivo de intertravamento de bloqueio deve ser utilizado, permitindo que a abertura da proteção somente ocorra quando houver cessado totalmente o movimento de risco.
Cortinas de Luz
As cortinas de luz de proteção são dispositivos opto-eletrônicos de segurança, detectores de presença, que identificam um objeto no campo de detecção da cortina de luz. São geralmente usados em aplicações de proteção de máquinas para detectar a presença do dedo, mão, braço ou corpo de uma pessoa. Também chamadas de AOPDs (Dispositivos de proteção ativa optoeletrônica), as cortinas de luz oferecem uma segurança ideal. Elas são ideais para aplicações nas quais as pessoas necessitam de acesso fácil e frequente a um ponto de perigo de operação.
Aplicações
Prensa Hidráulica
Máquinas de fundir
Máquinas semelhantes a prensa
Prensa Excêntrica
Figura 01 – Cortina de luz em uma esteira
Barreira de Luz
O