Dispositivos de Entrada e Saída ou Periféricos
As operações de entrada de dados são as primeiras a serem levadas a cabo e permitem o acesso aos dados por parte do sistema informático. A designação "dados" refere-se ao conjunto de blocos de informação (p.e. números, palavras, imagens) não processados e não organizados. Num sistema informático tradicional, o teclado e o rato são os componentes responsáveis pelas operações de entrada.
As operações de saída apresentam os resultados do processamento numa forma compreensível aos utilizadores. Requerem a existência de dispositivos de saída, sendo os mais comuns os monitores e as impressoras
São equipamentos utilizados como portadores das informações que o computador irá processar. Através desses dispositivos, o computador pode armazenar, ler, transferir e receber dados.
O computador digital é um dispositivo elétrico concebido para manipular símbolos, dados, com rapidez e precisão, que recebe dados de entrada e de forma automática, os processa de modo a obter dados de saída com base em um conjunto detalhado de instruções (que também constituem dados de entrada). Processar dados significa transformar informações que temos em mãos (informações iniciais ou de entrada) em informações úteis (informações finais ou de saída).
• Clock
Clock é um circuito oscilador que tem a função de sincronizar e ditar a medida de velocidade de transferência de dados entre duas partes essenciais de um processamento, por exemplo, entre o processador e a memória principal. Esta frequência é medida em ciclos por segundo, ou hertz .
3. Memória
Constitui de um conjunto de circuitos capazes de armazenar os dados e os programas a serem executados pela máquina. Temos as seguintes categorias de memória:
a ) A memória principal (ou memória de trabalho)
É onde normalmente devem estar armazenados os programas e dados a serem manipulados pelo processador. Este tipo de memória aparece como um conjunto de chips que são