Dispositivos de Drenagem
Local: Rodovia dos Imigrantes
Tipos: talude com dissipador de energia (grama), descida d’água ou escada hidráulica e sarjeta de corte.
Dissipadores de energia dissipam a energia do fluxo d´água, reduzindo a velocidade, o que diminui as possibilidades de erosão do solo ou até o desgaste do revestimento das sarjetas e valetas, principalmente quando estas são de cobertura vegetal.
Descidas d'água são os dispositivos que transpõem as inclinações do terreno, principalmente nos taludes de corte e aterro, tendo como objetivo conduzir as águas captadas por outros dispositivos de drenagem.
Sarjeta de corte conduz longitudinalmente as águas que precipitam sobre os taludes de corte e a plataforma da rodovia, levando-as até uma caixa coletora ou algum outro deságüe seguro.
Local: Rua São Francisco, Santos
Tipo: escalonamento de talude e sarjeta.
Escalonamento de taludes tem a função de dissipar a energia do escoamento das águas que incidem sobre os taludes, diminuindo a velocidade das águas à limites aceitáveis e reduzindo a erosão.
Local: Av. Manoel da Nóbrega em São Vicente.
Tipo: Saída d’água ou entrada d’água e sarjeta.
Saídas d'água ou também denominadas de entradas d'água, são dispositivos de transição que conduzem as águas das sarjetas de aterro para as descidas d'água.
Local: Av. Pres. Getúlio Dorneles Vargas, Santos
Tipo: descida d’água ou escada hidráulica e sarjeta.
Local: Descida do morro, Santos
Tipo: Bueiros de greide.
Bueiros de greide são dispositivos que levam as águas captadas por descidas e pelas caixas coletoras até um deságüe adequado.
Local: Av. Dr. Antônio Manoel de Carvalho, Santos
Tipo: caixas coletoras e sarjetas.
Caixas coletoras coletam as águas provenientes das sarjetas, descidas d’água e áreas a montante que se destinam aos bueiros de greide.