Conservação de dispositivos de drenagem
Caiação:
Mistura de água, cal, cola branca e óleo de linhaça largamente utilizada nas pinturas de dispositivos de drenagem, seu baixo valor de execução e sua razoável durabilidade contribuem para que o método se torne o mais utilizado para a renovação/conservação estética do dispositivo. (Não consegui achar o tempo de uso do dispositivo para que se precise renovar/passar outra mão da “tinta”, na verdade todos os tempos de recorrencia da manutenção nós teremos que perguntar ao professor, eu acho)
Limpeza:
Os serviços previstos na manutenção e conservação dos dispositivos de drenagem superficial foram os seguintes: - Limpeza manual de dispositivo de drenagem superficial - trabalhos de limpeza manual dos dispositivos de drenagem superficial, construídos em concreto que, por se tratarem de obras executadas com peças esbeltas, não poderão ser operados por equipamentos pesados ou especiais.
- Limpeza mecânica de dispositivos de drenagem não revestidos - trabalhos de limpeza e recomposição de sarjetas e valetas em terra, executados com motoniveladora, no caso das sarjetas triangulares e por retroescavadeira ou valetadeira no caso das canaletas trapezoidais ou retangulares.
- Limpeza de dispositivos de drenagem por processos especiais - trabalhos de limpeza alcançados com a utilização de equipamentos específicos, realizados sem danificação do revestimento, por arraste ou por desaterro hidráulico.
As obras de limpeza dos dispositivos de drenagem somente poderão ser autorizadas após sua vistoria, com a constatação da efetiva necessidade dos serviços e avaliação prévia dos trabalhos a serem desenvolvidos.
Para tanto deverão ser previamente planejadas e programadas as atividades a serem