Dispositivo de comando
Ana Flávia Oliveira
Engenharia Civil – ENC2AN-RJC – UNA
O presente artigo ira descrever três tipos de elementos (dispositivos elétricos) responsáveis pelo comando, proteção, e manobra dos circuitos.
Dispositivos de Comando
Os dispositivos de manobra são destinados a permitir ou não a passagem da corrente elétrica entre um ou mais pontos de um circuito.
Chave sem retenção: Permanece acionado se houver aplicação de uma força externa. Este tipo de chave pode ter contatos normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF).
Chave com retenção: Uma vez acionado, seu retorno à situação anterior acontece somente através de um novo acionamento. Pode ter contatos (NA) ou (NF).
Chave seletora: Possui duas ou mais posições podendo selecionar uma ou várias funções em um determinado processo. Apresenta um ponto de contato comum (C).
Relé: Dispositivo destinado a produzir modificações súbitas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída. Possui isolação galvânica entre os terminais da bobina e os contatos NA e NF, além da isolação entre os conjuntos de contatos.
Dispositivos de Proteção
São elementos que interrompem a passagem de corrente elétrica sob condições anormais, como curto-circuito ou sobrecargas.
Fusível: O funcionamento do fusível baseia-se na fusão do filamento e consequente abertura do filamento quando por este passa uma corrente elétrica superior ao valor de sua especificação. Podem ser do tipo DIAZED, NH. São classificados em retardados e rápidos.
Disjuntor Termomagnético:
Possui a função de proteção.
Interrompe a passagem de corrente ao ocorrer uma sobrecarga ou curto-circuito.
Podem ser: monopolares, bipolares e tripolares.
Relé Térmico: Sua operação é produzida pelo movimento relativo de elementos mecânicos, sob a ação de determinados valores de correntes de entrada. Não protegem a linha de alimentação contra