05 DISPOSITIVOS DE COMANDO
DE
COMANDO
Ref.:
JOAO MAMEDE FILHO. Instalações Elétricas Industriais – 6ª edição,
Editora LTC, Rio de Janeiro, 2002.
1
DISPOSITIVOS DE COMANDO
SÃO EQUIPAMENTOS CAPAZES DE EXECUTAR A INTERLIGAÇÃO E
DESLIGAMENTO DE PONTOS ENTRE OS QUAIS CIRCULARÁ CORRENTE
QUANDO INTERLIGADOS.
A compreensão de um sistema de acionamento e proteção merece muita atenção, pois dela dependem a durabilidade do sistema e o funcionamento correto dos equipamentos a serem acionados.
Os dispositivos de comandos ou chaves, empregados em circuitos elétricos de baixa tensão, são dos tipos mais variados e com características de funcionamento bem distintas. Essa diversidade é consequência das funções específicas que cada dispositivo deve executar, dependendo de sua posição no circuito.
Um dos critérios mais utilizados é o que classifica as chaves segundo sua capacidade de ruptura, isto é, da corrente ou potência que as mesmas são capazes de comandar.
2
CHAVE DE PARTIDA DIRETA MANUAL
(CHAVE FACA)
É o método mais simples, em que não são empregados dispositivos especiais de acionamento. A chave de comando direto existe em grande número de modelos e diversas capacidades de corrente, sendo a chave faca a mais simples.
Para uma maior segurança são utilizadas apenas para comandar equipamentos de pequenas correntes. Ex. Motores sem carga (a vazio), circuitos de sinalização e dispositivos de baixa potência.
3
CHAVE DE PARTIDA DIRETA MANUAL
(CHAVE FACA)
A base é isolante e normalmente feita de mármore, as chaves podem ser simples (vide figura 13) ou com reversão, nesse caso existe mais um banco de bornes na parte inferir. Por representar riscos ao operador seu uso é restrito e deve ser evitado.
Chave: É também denominado contato. Tem a função de conectar e desconectar dois pontos de um circuito elétrico.
A chave tem dois terminais: um deve ser ligado à fonte (ou gerador) e outro ligado à carga (ou receptor). É feita de metal de baixa resistência elétrica para não atrapalhar a passagem de