Modelo osi e 7 camadas
Quando surgiram as primeiras redes informáticas, cada fabricante era responsável por construir uma rede inteira, pois não se podiam misturar soluções.
Em 1984 a criação por parte da ISO de um modelo que permitisse a comunicação entre computadores, e a partir do qual os fabricantes pudessem criar protocolos, deu origem ao modelo OSI.
Embora o modelo OSI seja o mais estruturado não foi o primeiro modelo de comunicação,o TCP/IP foi implementado em 1976 inicialmente de uso militar. No entanto a sua flexibilidade, estabilidade, facilidade de implementação e o seu grande trunfo, a capacidade de rateamento, fez dele o mais utilizado.
7 CAMADAS
Camada Física - É onde se inicia todo o processo. O sinal vem em formato de sinais elétricos e se transforma em bits (0 e 1). Como no cabo navega apenas sinais elétricos de baixa freqüência, a camada física identifica como 0 sinal elétrico com –5 volts e 1 como sinal elétrico com +5 volts.
Camada de Enlace - Após a camada física ter formatado os dados de maneira que a camada de enlace os entenda, inicia-se a segunda parte do processo. Um aspecto interessante é que a camada de enlace já entende um endereço, o endereço físico (MAC, Controle de acesso a mídia).
A camada de enlace tem a função de fornecer serviços à camada rede. As principais funções dessa camada são:
• Arbitragem;
• Endereçamento;
• Identificação de conteúdo ;
• Detecção de erros.
A camada e enlace é responsável por todo o processo de switching.Após o recebimento dos bits, ela os converte de maneira inteligível, os transforma em unidade de dado.
Switche: É feito para que sua internet possa ser dividido com mais computadores da sua LAN.
CAMADA DE REDE - A camada de rede controla a operação da sub-rede, decidir que caminho físico devem levar os dados com base nas condições de rede, prioridade do serviço e outros fatores. Ele fornece:
• Roteamento: rotas quadros entre redes.
• Controle de tráfego de sub-rede: routers (sistemas