dispositivo de armazenamento
* Por meios magnéticos (HDs, disquetes).
* Por meios ópticos (CDs, DVDs, etc).
* Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória e pen drive.
Dispositivos de Armazenamento por Meio Magnético:
Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais amplamente utilizados atualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.
A leitura e gravação são feitas através da manipulação de dipolos magnéticos presentes na superfície da mídia magnética. As polaridades representam os zeros e uns, são lidas e convertidas para o mundo digital, ou numa gravação, os bits são convertidos nas polaridades.
Para a gravação, a cabeça de leitura e gravação do dispositivo gera um campo magnético que magnetiza os dipolos magnéticos, representando assim dígitos binários (bits) de acordo com a polaridade utilizada. Para a leitura, um campo magnético é gerado pela cabeça de leitura e gravação e, quando em contato com os dipolos magnéticos da mídia verifica se esta atrai ou repele o campo magnético, sabendo assim se o polo encontrado na molécula é positivo ou negativo.
Disco Rígido:
O HDD foi desde o princípio aplicado para o uso geral dos computadores, onde os sistemas operacionais rodam, e os usuários/empresas guardam seus dados, o chamado armazenamento secundário.
Ele é um