Disponibilidade e Escassez de Recursos Hidricos
DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PLANETA
Apesar da maior parte da constituição do planeta ser de água, estamos à beira de uma crise global. As vidas de bilhões de pessoas e animais selvagens estão ameaçadas por uma crescente demanda do consumo da água.
Para piorar essa água não está bem distribuída tanto no Brasil como no mundo.
CICLO HIDROLÓGICO
Por definição, então, ciclo hidrológico é a descrição do comportamento natural da água em volta do globo terrestre. Essencial para o desenvolvimento da vida na Terra é composto de três fenômenos principais: Evaporação para a atmosfera, Condensação em forma de nuvens e precipitação, mais frequentemente em forma de Chuva, sobre a superfície terrestre, onde ela se dispersa sobre as mais variadas maneiras, de acordo com a superfície receptora, escoando sobre a superfície, infiltrando-se e/ou evaporando-se.
O ritmo acelerado de desmatamentos das últimas décadas, e o crescimento urbano e industrial, que necessita sempre de mais água, vem alterando esse ciclo hidrológico. Estudos da ONU mostraram que o desmatamento e o pastoreio excessivo diminuem a capacidade do solo em atuar como uma grande esponja, absorvendo águas das chuvas e liberando seus conteúdos lentamente. Na ausência de coberturas vegetais, e com solos compactados, a tendência das chuvas é escorrer pela superfície e escoar rapidamente pelos cursos de água, o que traz como consequência as inundações, aceleração no processo de erosão e diminuição das estabilidades dos cursos de água, que ficam diminuídos fora do período de cheias, comprometendo assim a agricultura e a pesca.
CICLO HIDROLÓGICO
No Planeta Terra, dois terços da superfície, ou 71% são cobertos por água. De toda a água existente na Terra, apenas 2,5% é doce, sendo que 70% estão nas geleiras polares assim restando 0,75% para dividir entre 6 bilhões de humanos.De acordo com a Organização das Nações Unidas, no