dispneia
Definição:
Dispneia é definida como a sensação de desconforto respiratório gerado por diversos mecanismos fisiológicos, psíquicos, sociais e ambientais.
Tipos de Dispneia:
Apneia – consiste numa paragem temporária da respiração.
Ortopneia – consiste numa dispneia que se mantém mesmo quando a pessoa está sentada.
Dispneia paroxística noturna – aparece algum tempo depois de adormecer, com a sensação de sufoco.
Dispneia de decúbito – a dificuldade surge ao nível do decúbito dorsal (quando o paciente está deitado de barriga para cima), melhorando se mudar para uma posição ortostática (de pé).
Platipneia – esta é o oposto da anterior, em que a dificuldade surge ao nível da posição ortostática, melhorando se mudar para o decúbito.
Trepopneia – ocorre com a pessoa quando deitada de lado.
Hipopneia – nesta, a respiração diminui de frequência e de profundidade, baixando do limite mínimo do organismo.
Bradipneia – neste tipo a frequência respiratória baixa dos 08 rpm (respirações por minuto).
Taquipneia – a frequência respiratória aumenta acima dos 20 rpm.
Eupneia – consiste em valores normais da frequência respiratória, entre 12 a 20 rpm, sendo esta considerada a respiração normal e natural do organismo
Causas:
-Doenças pleuropulmonares:
Várias doenças da pleura (membrana que reveste os pulmões) e dos pulmões podem causar dispneia. Exemplos: derrame pleural, infecções pulmonares (pneumonia, por exemplo), asma brônquica, bronquite crônica, enfisema pulmonar, fibrose intersticial pulmonar, tromboembolismo pulmonar (embolia pulmonar), câncer de pulmão, entre outras.
-Doenças cardíacas:
A maioria das doenças cardíacas que cursam com um quadro de insuficiência cardíaca esquerda (falência do ventrículo esquerdo), poderão cursar com dispneia. Exemplos: doença arterial coronariana crônica (cardiopatia isquêmica crônica) e aguda (angina instável e infarto do miocárdio), doenças das válvulas cardíacas, hipertensão arterial (cardiopatia