dispersão coloidal
Epopeia ou poema épico é um gênero literário constituído de longos versos que narram histórias de um povo ou de uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos heroicos etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e seus feitos. Epopeia que significa “poema épico” vem da palavra grega “epopoiia” (“epos” = “verso heroico” + “poiein” = “fazer”).
A epopeia é a mais antiga das manifestações literárias, nela há a presença de um narrador que conta a história passada de terceiros. Os verbos e pronomes quase sempre estão na 3ª pessoa. Além disso, os textos épicos pressupõem a presença de um ouvinte ou de uma plateia, que estaria escutando o narrador. A epopeia eterniza lendas e tradições ancestrais que foram preservadas através dos tempos pela tradição oral.
As principais epopeias da cultura ocidental são “A Iliada” e a “Odisseia”, atribuídas ao poeta grego Homero, “Eneida”, do poeta latino Virgílio e “Os Lusíadas”, do português Luís de Camões. A Ilíada desenvolve-se em torno da Guerra de Troia e dos guerreiros Aquiles e Ulisses. A Odisseia narra as aventuras do herói Ulisses, em sua volta para casa após a Guerra de Troia. A Eneida narra a saga de Eneias, um troiano que é salvo dos gregos em Troia. Os Lusíadas, poema épico que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal.
No Brasil, vários poemas seguiram o estilo épico, principalmente o de Camões. Os mais importantes são “Caramuru”, de Santa Rita Durão, e “O Uruguai”, de Basílio da Gama.