Disparador 1
Geralmente o tecido epitelial é adjacente à tecido conjuntivo, o tecido epitelial e outros tecidos em contato com tecido conjuntivo forma uma lâmina basal, o tecido epitelial referido na questão é o tecido epitelial de revestimento na porção basal ou polo basal.
As células epiteliais geralmente aderem firmemente umas às outras por meio de junções intercelulares, que torna possível que essas células se organizem como folhetos que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo ou que se organizem em unidades secretoras. Os vários tipos de junções servem não só como locais de adesão, mas eventualmente também como vedantes - prevenindo o fluxo de materiais pelo espaço intercelular - e ainda podem oferecer canais para a comunicação entre células adjacentes. as junções podem ser classificadas como junções de adesão (zônulas de adesão, hemidesmossomos e desmossomos), junções impermeáveis (zônulas de oclusão) e junções de comunicação (junções comunicantes ou junções gap). Em muitos epitélios, várias junções são encontradas em uma sequência constante do ápice para a base da célula.
A região apical é a porção de tecido epitelial voltada uma região vazia, como por exemplo no sistema respiratório, na pele, no estômago entre outros e apresenta modificações com a função de aumentar sua superfície ou mover partículas. As especializações da superfície apical das células epiteliais são os microvilos, os estereocílios, os cílios e flagelos. O epitélio apical referido na questão trata-se de células ciliadas, os cílios