disjuntores
RESUMO 4
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1. Definição 6
2.2. Características Básicas 7
2.3. Princípios de Funcionamento 9
2.4. Dimensionamento 10
2.5. Aplicação 11
2.6. Exemplos práticos 13
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
RESUMO
O trabalho apresenta um estudo sobre disjuntores, no qual serão visto suas características básicas, seus princípios de funcionamento e seu dimensionamento. Iremos demonstrar também algumas aplicações que são comuns a utilização de disjuntores. E por fim, serão relatados alguns exemplos práticos da aplicação de um disjuntor.
Palavras-chave: Disjuntor, funcionamento, aplicações, dimensionamento.•.
INTRODUÇÃO
Objetivos:
Fazer um estudo para entender o que é um disjuntor, demonstrando suas funções, suas principais características e suas aplicações.
Justificativa:
O tema se relaciona à disciplina de Eletricidade Aplicada, no momento em que se estudam os tipos de instalações elétricas e seus componentes.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. Definição
Um disjuntor é um daqueles dispositivos que todos temos (vários) no quadro elétrico situado à entrada de nossas casas. A sua função é proteger os circuitos no interior destas. Cada um dos disjuntores é responsável por proteger uma parte da nossa instalação elétrica (iluminação, tomadas, máquina de lavar roupa, etc.).
Existem vários disjuntores, de modo a que, se houver um problema/avaria num determinado circuito, os outros não sejam afetados e continuemos a ter energia elétrica nas partes da casa em que não há avaria enquanto diligenciamos a reparação da avaria verificada.
Os disjuntores protegem os circuitos contra curto-circuito e sobrecarga, disparando quando se verifica uma destas situações e prevenindo assim danos na instalação que podem levar até ao incêndio.
A sobrecarga é aquela situação que acontece, por