portfolio
Com este portfólio pretendo colocar em suporte de papel o conteúdo do módulo Integração Serviço e Comunidade referente às Políticas Afirmativas, assunto introduzido através de palestradas ministradas em 03 de Abril de 2015 e 10 de Abril de 2015 por Sandra Bonfim e Zezito de Araújo, respectivamente, bem como, através de seminários apresentados pelos alunos do módulo em 17 de Abril do referido ano. As palestras tiveram o seguinte tema: Educação para as Relações Étnico Raciais, sendo que a ministrada por Zezito abordou, principalmente, a situação do negro no país e em Alagoas. Já os seminários, ativeram-se à situação do negro na saúde, bem como, às Políticas Afirmativas na saúde e no Sistema Único de Saúde (SUS), necessárias para melhorar a situação dessa população; sendo esse o objetivo de maior enfoque no presente trabalho.
Os assuntos elencados durante as palestras e apresentações foram filtrados e são abordados de maneira simples e sucinta na forma de um texto corrido localizado no desenvolvimento do trabalho, que servirá como requisito parcial para obtenção de nota do módulo. Ressalta-se que artigos e materiais recolhidos da internet foram lidos para uma melhor abordagem do assunto, no entanto, lembra-se que este portfólio deve ser entendido como um ponto de partida para um estudo contínuo e aprofundado.
A construção desse trabalho é considerada muito importante, uma vez que permite ao aluno entender sobre os objetivos do módulo, identificar seus pontos mais fortes e possibilitar uma visão geral do que foi seu processo de aprendizagem. Assim, além de um meio de avaliação, o presente trabalho torna-se uma forma de consolidação da obtenção do conhecimento.
DESENVOLVIMENTO Primeiramente e de acordo com Almeida e Teixeira (2011), define-se políticas afirmativas como sendo o meio utilizado para a efetivação da igualdade material, por meio da proposição da igualdade de oportunidades em favor daqueles considerados minorias sociais, conforme o