Dismorfia
Unisantos
Trabalho de Psicologia
Dismorfia
Dismorfia
A dismorfia corporal também é conhecida como Dismorfofobia, Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) ou Síndrome da Distorção de Imagem. Muitas vezes, é confundido com a preocupação excessiva com a aparência, o que a torna de difícil diagnóstico hoje em dia. Dismorfia é um termo utilizado para diferenciar aquilo que a pessoa vê e a realidade. Ou seja, a dismorfia é um transtorno psicológico onde a pessoa acredita ter certos defeitos físicos, ou se o possui é de difícil percepção, mas acredita ser acentuado. São pensamentos que chegam a ser delirantes e começam a controlar a pessoa a fazendo ter o hábito de se olhar no espelho procurando defeitos.
Atinge ambos os sexos e costuma aparecer entre a adolescência e início da fase adulta (é possível ter um diagnóstico tardio).
No mundo em que vivemos onde as pessoas procuram ser perfeitas, a busca por defeitos está se tornando cada vez mais comum, acarretando assim uma epidemia.
Como o TDC está relacionado ao modo a qual a pessoa se percebe, é comum que desse transtorno algumas pessoas cheguem a desenvolver doenças como a Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Corporal, que são em sua maioria homens (existem casos de mulheres) que praticam horas do seu dia musculação na busca de um corpo cada vez maior e definido. Além da Vigorexia existem a Anorexia Nervosa e a Bulimia, mais comum em mulheres que não comem o suficiente, se sentem e se veem gordas, mesmo não sendo. Estão muitas vezes associados a depressão, fobia social, perturbação obsessiva-compulsiva ou níveis altos de insatisfação que podem levar a pessoa a destruição de sua vida social e literalmente a destruição de sua vida, o suicídio.
Sintomas
Pessoas que sofrem TDC tendem a ter certos hábitos e características, como por exemplo:
• Preocupação com sua aparência física
• Forte crença de que possui uma anormalidade ou defeito em sua aparência que faz a