Dislalia
A dislalia (do grego dys + lalia) ou gaguez é um distúrbio da fala, caracterizada pela dificuldade em articular as palavras. É o transtorno de linguagem mais comum em crianças e o mais fácil de se identificar, o portador da dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentando fonemas ou sílabas a elas. Quando a criança apresenta problemas de articulação dos fonemas, ela pode transferir os erros orais para a escrita. Para compreender a dislalia é interessante abordarmos alguns aspectos da construção da linguagem, que pode ser receptiva (de fora para dentro) e expressiva (de dentro para fora). A linguagem não resume a fala, ela pode ser também gestual, escrita e Braille. Quando a dislalia começa: Quando uma criança menor de 4 anos apresenta erros na pronuncia é considerado normal, uma etapa no desenvolvimento da linguagem infantil.nessa etapa não se aplica tratamentos, já que a fala esta em fase de maturação, no entanto se os erros na fala manterem depois dos 4 anos deve-se consulta um especialista em audição e linguagem.
Etapas normais da aquisição da linguagem
0-3 meses: produção de sons (choro, consolo, gritos, barulhos) distingue sons.
4-6 meses: Discriminação de sons da fala, compreensão de palavras (balbucio) e de expressões faciais; produção de vogais e, posteriormente, de consoantes.
7-9 meses: Balbucio reduplicado (“bababa”) de forma interativa e produção gestual comunicativa (aponta para os objetos).
10-12 meses: Primeiras palavras reais + jargão (balbucio com fala); contato visual, expressões faciais, vocalizações e gestos (se faz entender por meio dessas formas de comunicação antes mesmo de falar).
12-18 meses: Produção de 10 a 50 palavras e algumas frases de duas palavras – chama a atenção para receber uma resposta verbal do adulto.
2 anos: Produz de 150 a 200 palavras e frases de 2 a 3 palavras.
3 anos: Formula sentenças