Disjuntores
Aracaju-SE
2012
Disjuntores
Disjuntores são dispositivos destinados a interrupção e ao reestabelecimento das correntes elétricas num determinado ponto do circuito . Este opera sobre continuamente sob tensão e corrente de carga em ambientes muitas vezes severos . O arco elétrico é um fenômeno que ocorre quando se separam dois terminais de um determinado circuito , pode ser definido também como um canal condutor formado por um meio fortemente ionizado .
Princípio de Interrupção da corrente elétrica
A operação de qualquer interruptor se faz separando-se os seus respectivos terminais , que permitem , quando fechados , a continuidade elétrica do circuito , o arco formado por essa interrupção , torna-se o meio de continuidade do circuito até que a corrente atinja o ponto zero durante o ciclo senoidal .
Tipos de disjuntores
Disjuntores a óleo
O óleo mineral com suas destacadas características de isolante e extintor foi usado desde os primeiros tempos na fabricação de disjuntores. Nos disjuntores de óleo podem-se distinguir dois efeitos principais de extinção do arco voltaico, o efeito de hidrogênio e o efeito de fluxo do liquido. O primeiro consiste no fato de que a altíssima temperatura o arco voltaico, decompõe o óleo, liberando de tal modo vários gases onde o hidrogênio predomina, a ponto de se poder dizer que o arco queima numa atmosfera de hidrogênio. Como este gás tem uma condutividade térmica bastante elevada comparada ao nitrogênio, por exemplo, a retirada de calor das vizinhanças do arco processa-se de maneira eficiente, resfriando o mesmo. O segundo efeito consiste em jogar óleo mais frio sobre o arco dando continuidade ao processo de evaporação aludido, de maneira que grandes quantidades de calor possam ser retiradas pelos gases resultantes. Este fluxo de óleo jogado sobre o arco pode ser produzido pelo mesmo (dependente da corrente) ou