Disjuntor motor
Motor
Constituição Física do Disjuntor Motor
Disjunto Motor
Introdução
Disjuntor Motor é um dispositivo formado por disparadores térmicos e magnéticos, utilizados em motores trifásicos e ao passo que este dispositivo atua na partida do motor elétrico, assegurando o comando e a proteção necessária ao motor. Em outras palavras, o dispositivo apresentado nesta seção, atua contra queima causada por variação de tensão e corrente na rede, elevação de temperatura do motor e condutores, e principalmente sobrecargas.
Funções Exercidas
Por sua vez, para exercer essa proteção o Disjuntor Motor deve exercer quatro funções essenciais: * Primeira função:
Seccionamento:
De fato, esta função determina a isolação da rede sobre os condutores ativos, quando o motor não exerce seu funcionamento, ou seja, quando este se encontra desligado. Além disso, protege quando há problemas nas fases do motor.
* Segunda função:
Proteção contra curtos circuitos: Efetivamente, a sua função é deter e interromper o mais breve e instantaneamente possível as correntes elevadas de curto circuito para impedir a deterioração da instalação presente.
* Terceira função Proteção contra sobre cargas: Em síntese, a característica dessa função é deter correntes de sobrecargas e interromper a partida, antes que o motor e os condutores deteriorarem rapidamente os isolantes, devido à elevação altíssima de temperatura.
* Quarta função
Comutação:
Por exemplo, quando há necessidade de ligar e desligar o motor, podendo ser manual, ou automático, ou até mesmo por meio da rede, isto é, à distância, utiliza-se a comutação.
Vantagens de utilização
A vantagem da utilização do Disjuntor Motor além da associação do seccionador, do fusível, do contator e do relé térmico é a redução de custos com aparelhos simples e de dimensões reduzidas, que realiza com maior precisão as funções exigidas e necessárias à proteção. O Disjuntor pode ou não