Segurança Elétrica
Centro Estadual de Referência na Educação Profissional
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
GILNEI DA SILVA MACEDO
CARLOS EDUARDO SANTOS DE MORAES
DANIEL OBIRAJARA MINHO DA SILVA
DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA FERRAMENTAS DE CORTE.
MONTENEGRO
2013
GILNEI DA SILVA MACEDO
CARLOS EDUARDO DE MORAES
DANIEL OBIRAJARA MINHO DA SILVA
DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA FERRAMENTAS DE CORTE
Proposta de projeto científico, desenvolvido na habilidade TEM1C1H6 do curso técnico em eletrotécnica da escola estadual técnica São João Batista – centro estadual de referência na educação profissional.
Orientador: Prof. Juliano Bender
MOTENEGRO 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Quem trabalha ou tem contato com pessoas que trabalham com serralheria, marcenaria ou qualquer coisa que envolva o uso de serra circular sabe que apesar de tudo o que se sabe e o que é dito relacionado à segurança do trabalho,muitas pessoas acabam se cortando, machucando ou até perdendo membros quando da operação nesse tipo de máquina. Os motivos são os mais variados possíveis, desde falta de manutenção da máquina, passando pelo não uso de epis ou ainda por uma mera desatenção. O problema é que, se tratando desse tipo de equipamento, uma leve desatenção pode custar muito mais que um corte errado em uma peça ou o refazer de um trabalho. Por isso tentaremos viabilizar a implantação de um dispositivo de segurança para garantir a integridade física do usuário durante a operação de serra circular.
2 TEMA
Dispositivo de segurança para serras circulares.
3 PROBLEMA É possível construir um dispositivo de segurança para serras circulares para contribuir com a integridade do usuário?
4 JUSTIFICATIVA Acidentes com serra circular no Brasil. Todos os anos no Brasil há dezenas de milhares de feridos graves em serras circulares. Essas lesões mudam a vida das pessoas e custam para sociedade bilhões