discussão politica
Discutindo, vimos que diretamente não mudou em nada, que na segunda feira, todos levantaram cedo para estudar e trabalhar e que nada em nossa rotina mudou. Com base nisso concluímos que falta conhecimento e ação da população na estrutura política do país, que pode ter sido semanas polêmicas , mas agora, ja não é mais o foco de assunto entre as pessoas.
Discutimos também sobre o desconhecimento de leis, direitos e deveres da sociedade. Sabemos "andar na linha", boas maneiras, mas quando se trata de nos defender ou fazer algo para nos beneficiar, não entendemos dos nossos direitos.
A Ms Juliana, expôs 3 tipos de direitos que a sociedade dispõe:
- direitos civis
- direitos politicos
- direitos sociais
E depois ressaltou o que era cidadania, que não é nada menos que exercer esses três direitos.
Mas também nos fez pensar, que a cidadania é "programada" de tal jeito que o sistema seja beneficiado, e que a cidadania não esta voltada para mudanças, o que torna nossa liberdade "limitada", e que mesmo reivindicando os direitos, a cidadania não consegue mudar o sistema ou parte dele, apenas faz com que a população consiga algumas melhorias.
Também discutimos que a base para a mudança é o trabalho, a forma com que o trabalho é organizado na sociedade, mas como citado a cima, a cidadania não pode mudar as condições de trabalho. Porque "ser cidadão não anula o fato de ser explorado".
A discussão nos fez pensar em como o sistema é feito para usar as pessoas, e que de todos os direitos que os cidadãos tem, nenhum deles faz com que o sistema saia prejudicado, ou que de alguma forma mude. E que para mudar é preciso de uma grande revolução onde os ideais sejam bastante sólidos para que assim, seja feita uma grande mudança