Discussion 6
Composta por 12 livros, num total de 9826 versos, a Eneida, a maior obra do poeta Virgílio (Publius Virgilius Maro, 70-19 a.C.). É considerada, simultaneamente, uma obra de tom mitológico e histórico: mitológico porque narra a história do herói Eneias, utilizando-se de lendas tradicionais do povo romano. É Histórico porque utiliza este argumento para exaltar Roma e Augusto, procurando valorizar tanto os feitos do imperador quanto os feitos mais remotos do seu povo. Desta forma, o poeta conseguiu realizar a tarefa que Augusto lhe incumbira,compondo a epopeia latina por excelência, capaz de equiparar-se à Ilíada e à Odisseia, consagradas epopeias homéricas.
Todavia, esta não era a única preocupação da Eneida: Virgílio procurou retratar, também, os valores e virtudes que fundamentavam a sociedade latina, fazendo assim, uma síntese das correntes de pensamento em difusão em Roma, e as práticas religiosas que prevaleceram de 44 a.C. a 14 d.C.? época de Augusto, considerada a de maior prosperidade para a religião romana. O argumento da obra é belíssimo e rico em detalhes.
O primeiro livro ocupa-se em relatar os eventos que levaram Eneias de Troia a Cartago. Partindo da Sicília, os navios do herói são atingidos por uma violenta tempestade provocada por Éolo, a pedido da deusa Juno; a tempestade os desviara para o norte da África e, por intervenção de Vênus, Eneias chega a Cartago, onde conhece a rainha Dido, que se apaixona por ele.
No segundo livro, o herói relata todos os acontecimentos que envolveram a guerra de Troia, desde a prisão de Sinão até à fuga de Troia e o desaparecimento de sua esposa Creúsa.
O relato termina no livro III: Eneias relata as escalas da sua viagem desde Troia (Trácia, Delos, Estrofades, Creta, Ítaca, Sicília e Epiro) e outros acontecimentos, como o encontro com as harpias e a morte de Anquises (pai de Eneias).
O quarto livro mostra o ápice da paixão de Dido, que se entrega à Eneias, e o envio de Mercúrio como