Discriminação racial e social, preconceito e racismo
Haryadnne Magalhães Inocêncio Figueiredo
“As divergências de opinião não devem significar hostilidade.
Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”
Mahatma Gandhi (1869 -1948)
“Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo.
Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo.
Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si...
Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros...”
Darcy Ribeiro
Índice: Resumo. 1. Apresentação. 2. Em que se distingue o Racismo, Preconceito, Estereótipo e Discriminação. 3. Quais atitudes devem ser tomadas diante de tais situações. 4. Escolaridade segundo a cor. 5. Sugestões e Críticas em se tratando de “suposto caso de racismo” da atualidade. 6. Ação afirmativa ou políticas afirmativas.
7. Considerações finais. Referências doutrinárias.
Palavras-chave: Racismo. Preconceito. Estereótipo. Discriminação racial. Dignidade. Igualdade. Diversidade. Aceitação.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade uma visão mais ampla sobre o racismo, o preconceito e à discriminação racial, assuntos estes que estão presentes no dia-a-dia de todos, mas que, na maioria das vezes são deixados de lado ou passado despercebido, pelo conhecimento empírico, pela falta de informação ou pela falsa democracia racial da sociedade. O combate a tais atitudes estão previstas em leis especificas e regulamentadas na Constituição Federal. Vale dizer, que a existência e a aplicação destas leis não são suficientes para combater