Disco R Gido
Disco Rígido ou Hds foram desenvolvidos com a finalidade e armazenamento de dados. Diferentemente da memória RAM, os HDs não perdem seus dados ao serem desligados.
O primeiro HD foi construído em 1956 pela IBM, armazenava 5 Mega Bytes a não foi colocado a venda.
Algum tempo depois foram desenvolvidos outros HDs que custavam cerca de 2 mil dólares, com espaço de 30 Mega Bytes, mas como não poderia ser diferente. Com o passar dos anos, a tecnologia vem se aprimorando e com isso criando foram sendo desenvolvidos novos modelos de Hds, melhores e com preços mais acessíveis.
Atualmente, podemos verificar a existência de dispositivos como estes com espaço de 1,5 TB (Tera Bytes), ou seja 1024 GB de espaço a preços menores que $80,00 dólares.
Alguns sistemas operacionais conseguem utilizar os Hds como uma extensão da memória no caso desta estar sobrecarregada.
Internamente, podemos dizer que os HDs são providos de placa lógica, chip de memória conhecido como buffer ou memória cache. Esta é responsável por armazenar pequenas quantidades de dados durante a comunicação com o computador.
SATA (Serial ATA)
A especificação SATA (Serial ATA) se tornou padrão no mercado, já que oferece várias vantagens em relação ao PATA, como maiores taxas de transmissão de dados, dispensa de uso de jumpers, cabos de conexão e alimentação mais finos (facilitando a circulação de ar dentro do computador), entre outros.
No que se refere à transferência de dados, a interface SATA pode alcançar taxas máximas teóricas de acordo com o seu tipo:
SATA I: até 150 MB/s;
SATA II: até 300 MB/s;
SATA III: até 600 MB/s.
SCSI (Small Computer System Interface)
Especificação antiga criada para permitir transferência de dados mais rápidas de até 320 MB/s. Por ser uma tecnologia mais complexa e mais cara, seu uso doméstico foi praticamente descartado. Sua aplicação é mais utilizada para servidores.
Mesmo assim esta perdeu espaço para a tecnologia SATA
Já está no mercado o chamado HD externo. Uma