Trabalho HS
CURSO DE ENGENHARIA BÁSICA
WILSON ESSER JUNIOR – C53AIE5
YVES KLENY GOMES MARTINS – C6024B5
PAPEL DO TRABALHO HUMANO NA SOCIEDADE CAPITALISTA E SUA IMPORTÂNCIA E VALORES PARA A SOCIEDADE ATUAL
BRASILIA - DF
2015
"Papel do trabalho humano na sociedade capitalista e sua importância e valores para a sociedade atual"
Atualmente, vivenciamos o modo de produção capitalista, que com seu marco na Revolução Industrial o trabalho passou a ser cada vez mais centrado na indústria, o homem transferiu o trabalho artesanal para a indústria mecanizada. A sociedade capitalista compreende um sistema econômico em que os meios de produção são de propriedade privada, onde o trabalho desempenha o papel de uma mercadoria adquirida através da remuneração estabelecida em contratos e regulada pelo mercado. É a separação entre assalariados e patrões, pelos aperfeiçoamentos técnicos constantes e pela conquista de mercados.
O sistema capitalista, mundialmente dominante, no que diz respeito à produção de bens e riquezas, pouco se preocupa com o desenvolvimento do ser humano. Isso se justifica, à medida que o ser humano interessa tão somente como instrumento colaborador desse sistema e não como um ser que sente, que sofre, que tem necessidades e desejos e que quer desenvolver plenamente suas potencialidades.
O valor social do trabalho abrange, em especial, a idéia de dar ao homem a oportunidade de, exercendo a sua liberdade, optar por um projeto de vida e, por meio do seu trabalho, poder concretizá-lo.
A sociedade atual vem sofrendo inúmeras alterações tanto sociais quanto econômicas. O estilo de vida capitalista trouxe várias modificações ao lazer e a qualidade de vida do homem. A falta de tempo e a industrialização impôs ao homem um ritmo de vida artificial que não corresponde as suas necessidades biológicas, trazendo-lhe desequilíbrio corporal, sentimental e psicológico.
REFERÊNCIAS