Disco Duro Chelsea
A história do disco rígido é interessante e fascinante, pois desde 1956 evoluiu de uma monstruosidade de cinquenta discos com dois metros de diâmetro e com capacidade para apenas 5 MegaBytes (5000000 bytes) para drives de hoje que medem por volta de 12 centímetros de comprimento, por 5 centímetros de largura e 1 centímetro de altura com capacidade de 8GB (e em constante evolução, claro).
História do HD - Disco Rígido
Antes do armazenamento em disco, existiam os tambores. Em 1950, a Engineering Research Associates de Minneapolis construiu a primeira unidade de armazenamento magnético de tambor comercial para a Marinha americana, chamada de ERA 110. Ele podia armazenar um milhão de bits de dados (cerca de 1MB) e recuperar uma palavra em 5 milésimos de segundo.
HD ERA 110
Em 1956 a IBM inventou o primeiro computador com sistema de armazenamento em disco, o RAMAC 305 (Método de Acesso Aleatório de Contabilidade e Controle). Este sistema poderia armazenar cinco Mega Bytes e os discos tinham cerca de 24 polegadas de diâmetro.
Primeiro HD da IBM
Logo, em 1961 a IBM tinha inventado o primeiro disco com cabeças de rolamento de ar e em 1963 eles introduziram a unidade de embalagem de disco removível.
HD IBM com cabeças de ar
HD embalagem disco removivel
Em 1973 os discos flexíveis de oito polegadas foram introduzidos no mercado pela IBM. Eram discos grandes e podiam ser vendidos com drive e fonte de alimentação para que pudesse ser inserido o disco e lidos pelo computador.
Disquete de 8 polegadas da IBM
Inserindo disquete de 8 polegadas
Em 1973, novamente a IBM, começou as vendas do modelo Winchester 3340, uma unidade de disco rígido lacrada, o antecessor de todos os