Discipulador
Curso: A família Saudável
Site: josiasmoura.wordpress.com
CULTO NA FAMÍLIA.
Texto: Deuteronômio 6
INTRODUÇÃO
Com a vida moderna cada vez mais agitada por compromissos de trabalho e estudo, aumenta a dificuldade de reunir a família em torno de uma mesa para as refeições e, mais ainda, para o benéfico culto doméstico. Mas será que falta tempo ou disposição para isso? O culto doméstico tem sido motivo de bênçãos para todas as famílias que o praticam, auxiliando na edificação espiritual, pois, o lar, como a primeira escola, tem sido um lugar de inspiração e adoração.
Pergunta-se: É possível a família moderna realizar com eficácia o culto no lar? O que pode ser feito para que o culto doméstico seja uma realidade diária em nosso lar?
O culto doméstico é um tesouro perdido na vida da maioria do povo de Deus. Essa perda tem profundas e tristes conseqüências. Ela aponta uma perda de profundidade no relacionamento com Deus e também um enfraquecimento da comunhão familiar. O culto doméstico corrige a prioridade do nosso relacionamento com Deus, pois abre esse caminho para priorizarmos nossa relação com Deus acima de quaisquer outros interesses.
LIÇÕES PRÁTICAS: Vejamos o que a Bíblia tem para nos instruir a respeito do culto na família, que é um assunto necessário e relevante ao bem-estar de todos.
1. O CULTO NA FAMÍLIA É PRÁTICA INSPIRADORA NAS ESCRITURAS
O texto-base mostra, nos vv. 6 e 7, que o Senhor Deus está orientando a transmissão dos Seus mandamentos aos membros da família, e que isso seja feito de modo freqüente, ou seja, "assentado em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar-te, ao levantar-te". Os pais têm a responsabilidade de transmitir aos filhos os ensinos da
Palavra de Deus, sendo que o culto na família é um mandamento propício para o cumprimento desta recomendação.
E conveniente recordar que os primeiros cristãos se reuniam nas residências (At 2.46; 5.42; 12.12). E admirável nos registros referentes à igreja primitiva a