Disciplinas ed.fisica
2. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.
3. Crescimento e Desenvolvimento Humano.
4. Ciências Morfofuncionais.
5. Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física:
Atividade Rítmica, Dança e Ginástica Escolar
Professores:
Anísio Calciolari Junior, Suhellen Lee Silva, Alexandre Schubert,
Marcelo Yugi Doi
Alunos: Maerlsyom Costa da silva
Beisebol e taco na escola
Objetivos
Adaptar materiais e espaços para a prática de taco e beisebol.
Democratizar o aprendizado de modalidades esportivas raramente praticadas na escola.
Apresentar e reelaborar regras.
Conteúdos
Jogo de taco.
Beisebol.
Anos
6º e 7º.
Tempo estimado
Dois meses e meio.
Material necessário
Cinco pares de tacos, que podem ser roliços (cabos de vassoura) ou achatados (ripas), com cerca de 1 metro de comprimento, cinco bolas de borracha (como as de frescobol) ou de tênis (encapadas com tecidoamarelo), cones, latas de refrigerante, garrafas PET e varetas de madeira (para montar as casinhas do taco) e giz (para delimitar espaços na quadra e desenhar as bases do campo de beisebol).
Desenvolvimento
1ª Etapa
Apresente o objetivo do projeto.Pergunte se os alunos já praticaram taco e beisebol e se ouviram falar deles. Explique sobre regras, espaço, materiais e habilidades que eles desenvolvem como arremesso, rebatida e corrida.
Proponha o jogo de taco e use seis aulas com ele. Forme grupos de quatro e separe-os em duplas (um menino e umamenina). Meça a quadra e divida-a para que quatro ou mais grupos joguem ao mesmo tempo. Fale da importância de dosar a força da rebatida para evitar acidentes.
Faça com que os mais e os menos experientes joguem juntos e peça que pensem em maneiras de diversificar as duplas e os quartetos. Durante a atividade, direcione questões a grupos específicos perguntando, por exemplo, como é melhor usar o taco quando a bola vem rasteira ou mais alta. Dessa forma, eles melhoram a capacidade de tomar decisões.
Converse sobre o que foi bom