Disciplina planejamento, programação e controle da produção
Questões Dissertativas
Questão 3. (0,3) (Tema 1, página 84 Caderno de Atividades)
As empresas podem ser classificadas quanto ao seu tamanho, sendo basicamente grandes (mais de 500 empregados), médias (de 50 a 500), pequenas (menos de 50), mini e micros, mas podem também ser classificadas quanto à propriedade e o tipo de produção. Neste caso, pode-se considerar o seguinte:
a) As empresas primárias ou extrativas se dedicam basicamente à obtenção de matéria-prima. São as agrícolas, as pastoris, as de pesca, de mineração, prospecção e outras e, quanto ao seu proprietário, são exclusivamente as estatais, pois essa atividade primária tem forte elemento estratégico em um país.
b) As empresas secundárias ou de transformação são as que processam as matérias primas, transformando-as em produtos acabados - as mercadorias. Aqui se incluem as indústrias, basicamente dentro da iniciativa privada e, com as empresas do setor primário, são a maioria em quantidade, mas perdem das terciárias em percentual no Produto Nacional Bruto.
c) As empresas terciárias ou prestadoras de serviços são as responsáveis pelo oferecimento dos serviços especializados, sejam de organizações como bancos, hospitais, escolas, comércio em geral e outros, ou de profissionais liberais, como advogados, contabilistas e outros. Elas representam uma participação menor no Produto Nacional Bruto, mas sobrepujam de longe a quantidade de primárias e secundárias.
Reposta C
Questão 5. (0,2) (Tema 2, página 91 – Caderno de Atividades )
Por meio da interrelação com a área de engenharia industrial é que o PCP consegue programar materiais e matérias-primas a serem obtidos no mercado fornecedor, pelo órgão de compras, e estocados pela área encarregada dos suprimentos. Esse intercâmbio é feito de maneira que a área de engenharia industrial permita prover as áreas produtivas de tudo o que é necessário para atingir