Dissertação
O texto é argumentativo quando tenta convencer e persuadir o leitor a respeito de algo, valendo-se de argumentos (provas que servem para negar ou provar algo).
Existe um modelo de dissertação e do texto argumentativo que se organiza em três partes, mas vale salientar que nem todo texto dos tipos mencionados apresentam essa estrutura. As partes são: - introdução: apresenta a ideia central a ser discutida e a tese; - desenvolvimento: corresponde ao desdobramento da ideia central. Nessa parte aparecem argumentos que devem comprovar a tese do autor do texto; - conclusão: pode funcionar como uma confirmação da tese inicial, resumindo os principais aspectos discutidos no texto.
1 POR ONDE COMEÇAR?
A resposta à pergunta acima é planejar. Observe os passos:
1o levantar ideias: assim que o indivíduo receber a proposta de redação, deve registrar todos os seus pensamentos em um rascunho: fatos, informações, opiniões, um caso que aconteceu na rua, tudo deve ser anotado em forma de esquema; a ordem, nesse momento, não importa.
2o organizar as ideias: mesmo que o conjunto de ideias escritas no rascunho esteja desordenado, é possível agrupar tais ideias segundo certas semelhanças. Seguem exemplos de possíveis agrupamentos: - por causas; - por consequências; - por fatores que influenciam; - por fatores que dificultam; - por características (vantagens, desvantagens); - por possíveis soluções; - por exemplos favoráveis e contrários à tese; - etc.
2 O DESENVOLVIMENTO: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO PARA DEFESA DE TESE
O desenvolvimento corresponde ao desdobramento da tese central contida no texto. De acordo com o tema, podemos organizar o parágrafo e o texto de várias maneiras. Logo, o que trazemos é uma sugestão. Conforme o Pe. Antonio Vieira, conforme Fiorin e Savioli (2003), o texto argumentativo de qualidade precisa: