DISCIPLINA DE EXERCICIO DE ENFERMAGEM
Porfª Alessandra Rosa Carrijo
Nome: Iara Maria de Souza
Identidade e exercício profissional
1. O que você entendeu sobre identidade profissional?
A identidade profissional é um tipo de identidade coletiva, com base em traços ou características comuns a todos que exercem determinada atividade.
2. O texto aponta que enfermeira/enfermeiro não define a profissão. Você concorda? Justifique a resposta
No texto a denominação de enfermeiro ou enfermeira não define a profissão, porque esta vinculada com a noção do enfermo, doença ou enfermidade, eu concordo que essa denominação não define a profissão, só que temos que pensar no passado, e quando o nome foi criado era para a cura, hoje em dia que pensamos mais em prevenção, só que é tarde para encontrar um termo mais adequado pois esse já está muito conhecido e é utilizado.
3. Preconceito na enfermagem é um tema discutido no texto. Qual sua opinião sobre isso?
Como as enfermeiras eram apresentadas naquele tempo, como sendo pessoas sem preparação, uma mulher vulgar, inescrupulosa e sedutora dá pra entender o preconceito, tudo era diferente e as pessoas tinham costumes muito rígidos e até hoje alguns tem, mas muita coisa mudou desde então e o enfermeiro é fundamental na saúde.
4. Quais as representações da enfermagem destacadas no texto?
Florence Nightingale (1810 – 1920), a personagem Sarey Gamp escrita por Charles Dickens, outra representação da enfermagem é uma escola na Alemanha, frequentada por Florence Nightingale.
5. Porque a figura do enfermeiro nunca poderá ser substituída? Acrescente sua opinião ao que você leu no texto.
A figura do enfermeiro nunca poderá ser substituída, nenhuma maquina é tão avançada que possa ter o cuidado que o paciente precisa no momento de dor e aflição que ele passa
6. Quais os significados atribuídos à definição de enfermagem que você conhece? O que você já ouviu quanto ao profissional de enfermagem?
Que o enfermeiro cuida, que é uma