Discente
Docente: Zelma
Disciplina : PPBI
PERCEPÇÃO AUDITIVA
FTC- JEQUIÉ
Percepção Auditiva
A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, sendo assim parte do processamento auditivo que envolve a investigação do sinal acústico integrando a informação em modelos. Diferente dos nervos ópticos, a audição não suporta estímulos desagradáveis, ou seja, caso o ouvido for exposto a intervalos dissonantes tem-se a impressão de que esta errado, que não é belo ou em casos extremos uma peça dissonante pode causar irritabilidade ao ouvinte.
AS SENSAÇÕES AUDITIVAS
As características fundamentais da sensação auditiva são: a sonoridade, a tonalidade e o timbre.
A sonoridade é a sensação de intensidade: permite-nos afirmar se o som é mais forte ou mais fraco.
A tonalidade é a sensação ligada à frequência: Permite-nos saber se o som é mais agudo ou mais grave.
O timbre é a característica que nos permite diferenciar da mesma intensidade e tonalidade. A voz de cada pessoa tem um timbre próprio; o mesmo sucede com os vários instrumentos musicais, cada um tem o seu timbre próprio.
Audição Binaural
Quando se ouve um som, cada um dos nossos ouvidos recebe uma informação diferente, produzindo a audição binaural. Como sucede na visão com a visão binocular, a diferença na informação auditiva captada por cada ouvido é necessária para dar "tridimencionalidade" ao som (é a audição estereofónica).
Deficiência Auditiva
Deficiência auditiva é o nome utilizado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em algumas das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição.
Podemos considerar surdo o