dirt bikes
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA NEOCLÁSSICA
JOSINADJA LIMA DA SILVA RA:1211545
VANESSA APARECIDA LUIZ RA:1210956
SÃO PAULO
2012
1) Apresentar os postulados sobre as funções do Administrador segundo os autores neoclássicos. (Princípio ou fato reconhecido, mas não demonstrado): Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria clássica, redimensionam e reestruturam de acordo com a época atual dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. A estrutura da organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha e acessória, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização, e toda uma avalanche de conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica.
2) Apresentar as características principais da Teoria Neoclássica.
2.1- Ênfases na prática da administração: A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da Administração. Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática. Quase todos os neoclássicos referem-se a essa prática da Administração ou a ação administrativa, enfatizando aspectos instrumentais da Administração. A Teoria Neoclássica representa a contribuição do espirito pragmático americano.
2.2- Reafirmações dos postulados clássicos: A Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas em seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do