ATPS de Economia
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: ECONOMIA
S U M Á R I O
1. INTRODUÇÃO A Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e Demanda, é a lei que estabelece a relação entra a demanda de um produto isto é, a procura e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito a procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais as demandas passam a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço. A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço.
Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações provocando a alteração nesses preços.
2. DESENVOLVIMENTO
Exemplos sobre o conceito de oportunidades
1- Imagine uma fábrica de cadeiras que produzia por mês em um mercado que absorvia totalmente essa produção. Diante de uma oportunidade de negócio esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: Mesas, porém ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para aumentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está perdido na venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
2- Se uma cidade construir um hospital em um terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se por exemplo, a possibilidade de construir um centro desportivo, um estacionamento ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante. As punições previstas para as autoridades que desrespeitem a lei auto-relativa, no que se refere a