Dirofilariose
Dirofilariose é o nome de uma doença grave e que pode ser fatal, afetando principalmente cães, gatos e outros animais silvestres. Nessa doença, vermes adultos vivem no coração e artérias pulmonares (pulmão) e pode causar insuficiência cardíaca e doença pulmonar grave, levando a morte.
Quando esse mosquito contaminado pica o seu cão ele passa essas microfilária para a corrente sanguínea do cão, ficando ai por algum tempo antes de seguir para o coração. No coração esses vermes crescem, ficando adultos e levando a alterações importantes no coração nas veias e artérias.
Meio de Transmissão:
Quem transmite essa doença são mosquitos (pernilongos) tropicais, sendo alguns da mesma família do mosquito da dengue. A maioria desses mosquitos vivem em todo litoral do Brasil, mas podem ser encontrados também no interior e nas áreas com matas e lagos, mesmo em regiões urbanizadas como da cidade de São Paulo. Cidades do litoral de São Paulo como Bertioga, Peruíbe e Guarujá, além de todo estado do Rio de Janeiro e todo Nordeste são consideradas áreas endêmicas, ou seja, a maioria dos mosquitos estão contaminados e transmitem isso para os cães e gatos.
Como a doença é detectada?
Quando a infecção é recente o verme pode ser identificado no exame de sangue, mas é mais difícil de acontecer. Depois, quando os vermes estão adultos um teste rápido de sangue pode identificar se o seu animal é positivo para doença. Muitas vezes descobrimos isso com o exame de Ecocardiograma, quando se identifica a presença dos vermes adultos dentro do coração.
Como Evitar a doença?
A prevenção para cães e gatos é segura e fácil de fazer. Basta dar um remédio todo mês, principalmente se vive no Litoral, ou se frequenta esses locais contaminados por mosquitos. Com a sua utilização adequada a dirofilariose é facilmente evitável. Reduzir o número de mosquitos também ajuda assim como repelentes ambientais além do uso de coleiras repelentes.
É uma doença zoonótica?
Isto é