Dirito
A LUTA PELO DIREITO
Trabalho Técnico apresentado junto à PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA, como requisito parcial para aprovação na disciplina “Introdução ao Estudo do Direito-2”, ministrada pelo Professor Sr. Doutor Giovani Clark.
CONTAGEM
2010
INTRODUÇÃO
Com a finalidade de ampliarmos nossos conhecimentos na área do direito, fizemos um estudo da obra literária “A luta pelo Direito”. Este livro tem especial importância para o estudo do direito. Primeiro porque o autor, Rudolf Von Ihering, foi um renomado jurista alemão, estudioso das leis. Em segundo, porque a sua obra tem se perpetuado desde o século XIX, sendo referenciada por vários acadêmicos, e tendo influenciado diversos autores em todo mundo ocidental.
A LUTA PELO DIREITO
Com o objetivo de melhor analisar a obra de IHERING, realizamos uma leitura atenta de seu livro: IHERING, Rudolf Von. A luta pelo Direito. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2000. 94p. Anotamos cada ponto encontrado que julgamos de especial importância, e para cada apontamento, fizemos uma análise critica em relação às características da sociedade brasileira do século XXI. A idéia Central do livro já é lançada logo nas primeiras páginas:
"a Justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito".
Neste ponto, Ihering faz uma análise da estátua que representa a Justiça, aproveitando para explanar em seu pensamento o quanto é importante a “espada” na busca pelo direito. Segundo ele, se as pessoas não se mobilizarem na defesa dos seus próprios interesses..., se ficarem inertes quando outrem ferirem seus direitos, não será possível realizar-se a justiça. De fato, mesmo que existam leis garantidoras