Cotas
Falar sobre o assunto cotas é uma coisa muito relativa, pois tem que se avaliar muito os argumentos e ver os vários lados que se assunto aponta. O assunto cotas,começou a ser discutido agora, pois ficou mais frequente com a nova lei que vai entrar em vigor, que reserva 50% das vagas das universidades federais para estudantes de escolas publicas e estudantes de cor negra. Certo e que esse assunto ainda vai gerar muita polemica, pois muitos alunos que se esforçaram muito ficarão de fora das universidades por causa das cotas.
Podemos avaliar os dois lados da moeda, o lado de quem se beneficiou e o lado de quem foi prejudicado. Para aqueles que se beneficiaram com as cotas tudo uma beleza,vão se esforçar bem menos com as cotas, pois são negros e estudaram em uma escola publica certo? Não, não e assim tão fácil, pois a concorrência pelas vagas das cotas também vão ser grandes pois nessa situação a muitos estudantes brasileiros que pretendem ser algo na vida, e se esforçaram como se não existisse as tal cotas isso elevara muito as notas dos vestibulares e será difícil passar com cotas tanto como se passar sem. Agora cotas para negros? Qual a diferença de um estudante negro de classe alta, com uma condição de vida boa, uma família estruturada e que estudou a vida inteira em escola particular tendo assim uma ótima base para concorrer com qualquer tipo de pessoa, de um estudante branco? O argumento do governo e que no contexto histórico os negros já sofreram muito e que merecem uma chance de serem alguém na vida, ta isso e certo e ninguém se discute, mas isso só cria um preconceito próprio, pois um negro tem a mesma capacidade de passar em uma faculdade do que um branco, pois seu cérebro e sua inteligência não e menor só por causa de sua pele.
Talvez o certo seria que as cotas fossem só para estudantes de baixa renda e que não estudaram em escolas particulares e que por isso tem uma base bem menor que estudantes de escolas particulares