Diretrizes e ações para o sistema educacional brasileiro
Trabalho de conclusão da disciplina: Políticas Públicas Educacionais.
Orientador: Professor Felipe Daniel Vidotti Monteiro.
Nome da aluna: Aline Roberta de Souza.
Código da aluna: 1167230
Polo: Viçosa- MG
Santos Dumont
2014
Tema: Diretrizes e Ações para o Sistema Educacional Brasileiro.
1– Democratização do Acesso e Garantia de Permanência.
A democratização da educação não se limita somente no acesso a escola, o acesso é somente o ponto de partida para o processo da democratização, o mais importante nos dias atuais é que o aluno permaneça nesse meio até que esteja totalmente preparado e que tenha aprendido de maneira significativa todos os conhecimentos indispensáveis para sua vida em sociedade.
Por isso é importante que sejam implantadas políticas públicas articuladas com o compromisso do acesso e permanência do aluno principalmente em escolas públicas, onde se mantém as classes menos favorecidas, ao concluir os estudos, o aluno deverá ser capaz de ler, escrever, interpretar, argumentar e se defender do mundo em que ele vive, ele deve ser preparado para ser um cidadão critico diante da sociedade. E nesse sentido o sucesso escolar será o retorno da qualidade de ensino que ele obteve.
Para se obter a democratização do acesso e a garantia de permanência e sucesso escolar, é necessário que se faça uso de medidas capazes de efetivar a educação e a qualidade do ensino em nosso país.
2- Qualidade Social da Educação
A questão da qualidade se refere a garantia de um melhor ensino e atendimento às necessidades e interesses de cada aluno.
Para que a educação se torne de melhor qualidade é importante que a escola reveja primeiramente o que causa o fator de evasão e repetência dos alunos, pois daí por diante poderá desenvolver projetos políticos-pedagógicos (PPP) e planos de desenvolvimento intelectual (PDI), articulados com a comunidade escolar e as demandas dos movimentos sociais, é necessário também