Diretrizes De Acao
PROPOSTAS
Aos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins e demais interessados, seguem abaixo as diretrizes de ação da chapa QUEBRANDO AS CORRENTES para a gestão e reestruturação do Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS). Antes, uma breve exposição sobre o que é e como funciona um Centro Acadêmico:
Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. E para representar, ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta. Funciona como elo entre os estudantes, a Coordenação e a Direção da Instituição.
Dentre as funções básicas do CA está principalmente a de garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral (DCEs, Executivas de curso, etc.). Discutir soluções para os problemas do curso (como falta de professores, mudanças curriculares, disciplinas mal estruturadas), garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a faculdade também são importantes funções de um Centro Acadêmico.
Um CA organizado, com respaldo político junto aos estudantes, professores e técnicos-administrativos é uma importante arma no combate às iniciativas que visam prejudicar os estudantes e que desrespeitam a democracia do curso. Em suma, um CA crítico e participativo contribui para a melhoria da qualidade nos debates em sala de aula e, consequentemente, do curso o qual ele representa na Universidade. Nos dias que se seguem, a atual gestão deverá passar a coordenação do CASS para um novo grupo de pessoas que terão o compromisso e a responsabilidade de levar adiante as conquistas realizadas. É nesse contexto que surge nossa chapa, denominada “Quebrando as Correntes”, por assim representar nossa maior proposta de trabalho que é dar movimento,