Direitos do homem e da Mulher
EDIFICAÇÕES 4º MANHÃ
JOSÉ VITOR BEZERRA DA ROCHA
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
RECIFE
OUTUBRO DE 2014
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
EDIFICAÇÕES 4º MANHÃ
JOSÉ VITOR BEZERRA DA ROCHA
Trabalho do curso de Edificações IV ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco como requisito para obtenção da primeira nota da disciplina de história IV.
Orientador: Professor Maciel Carneiro
RECIFE
OUTUBRO DE 2014
DIREITOS HUMANOS
A declaração dos direitos do homem que foi publicada durante a Revolução francesa no século XVIII, o rompimento com ideologias do passado, foi uma marco para democracia em todo mundo. A Declaração dos Direitos do Homem serve de base para constituições que regem os estados democráticos da atualidade, nos influenciando diretamente, por isso a preocupação de estudarmos esta declaração. Neste trabalho abordaremos um pouco do contexto histórico da Revolução Francesa no qual se originou tal documento, e mais adiante falaremos as conseqüências de tal fato.
Nenhum outro tema desperta tanta polêmica em relação ao seu significado, ao seu reconhecimento, como o de direitos humanos. Sem dúvidas, o dia 26 de agosto de 1789 foi extremamente decisivo para as grandes conquistas que temos hoje no que tange aos direitos humanos, porém ainda houveram grandes lutas sociais e também de ideais para algumas conquistas que desfrutamos na atualidade.
Concebida durante em um período de intensa agitação política, em plena Revolução Francesa movimento o qual influenciou amplamente as bases da sociedade francesa e consequentemente se espalhou por toda a Europa, a Declaração Universal dos Direitos do Homem veio a apresentar algumas diretrizes que seriam os principais pilares de muitas sociedades de pensamento liberal.
Em uma época que a sociedade francesa estava dividida em estados, que a condicionava estar sempre submissa ao clero e a nobreza, e com a influencia do