Direito
Uma das definições do direito é, o dever e a obrigação que se impõem a conduta de todas as pessoas no convívio familiar, nas relações de trabalho e nos vínculos religiosos. A solução dos conflitos, com base no direito e na mediação do estado, torna possível a vida sem sociedade. Direito é o conjunto de normas obrigatórias que disciplinam as relações humanas e também a ciência que estuda essas normas, segundo a Barsa de 1999,volume 5, página 188.Ora,para termos umas sociedade de todos os cidadãos, precisamos de um sistema que estruture e discipline todas as camadas, para que haja harmonia e entendimento de suas normas e leis.
Identificar o direito e a justiça é uma tendência que justifica um dado conflito social que veio ao longo do tempo, sendo cobrado pelas minorias que não tinham seus direitos. Diógenes Laércio afirma: “a virtude do homem feliz e de uma vida bem orientada consiste em fundamentar todas as ações no princípio de harmonia entre seu próprio espírito e a vontade do universo”, ou seja, precisamos de regras que nos direcionem a fazer, independentemente do ambiente, um lugar de bom convívio, não deixando de lado os deveres que regem a vida social.
Na utopia descrita em sua República, Platão afirma que a justiça prevalece quando o estado se encontra ordenado de acordo com as formas ideais asseguradas pelos sábios encarregados do governo, como segue na Barsa de 1999,volume 5,página 189.
Filio-me a “Ubi Societas Ibi Jus” (“Onde está a sociedade, está o direito”.), pois a sociedade sentiu a necessidade dos direitos, que através dos conflitos as leis foram ganhando mais espaço e não só para alguns cidadãos e sim para todos, enveredando as relações sociais para um caminho mais justo com liberdade de expressão e direitos humanos, que se fez no passado, construindo o presente e refletindo em perspectivas para o futuro.
Como diz o pensador e filósofo grego Aristóteles: “o homem, por natureza, é moral, racional e social e a lei