Direito
Filosofo francês que teve diploma em psicologia e filosofia, criticava a psiquiatria e psicanálise tradicionais que para ele eram instrumentos de controle e dominação ideológica.
Defensor da sociedade disciplinar
GILLES DELEUZE
1925 – 1995
Filosofo francês que cursou filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne), e foi professor de História da Filosofia na ainda unificada Universidade de Lyon
Defensor da sociedade de controle
A vigilância hierárquica:
Com a intenção de adestrar os indivíduos um modelo quase ideal para esses propósitos era um acampamento militar em que o poder estaria todo baseado em uma vigilância e assim induziria-os ao desejado, o mesmo poderia ocorrer em escolas-edifícios, hospital-edifícil que devem ser operadores de adestramento.
Essa vigilância chegou as fabricas sobre um controle intenso não apenas sobre a produção mas também nas atividades dos operários regulando-os em comportamento, assim tornou-se um equipamento necessário e de alta eficiência para a economia no modelo disciplinar.
Portanto a vigilância hierárquica funciona como uma maquina, que se organiza como um poder múltiplo, automático e anônimo.
A sançaõ normalizadora:
01) O mecanismo penal do sistema disciplinar tem seus privilégios de justiça, com leis próprias, sanções diferenciadas e suas instancias de julgamento.
02) Tudo aquilo que não está de acordo com a regra, que e afasta dela é considerado penalidade disciplinar que tem um tribunal reduzido, por se dizer assim, como maneira especifica de julgar.
03) Castigo disciplinar tem como objetivo corrigir atitudes de desvio e assim servir como corretivo. “castigar é exercitar”
04) A punição é como um sistema duplo gratificação-sanção Os comportamentos são divididos em dois polos (negativo e positivo de valores) em vez da "simples separação do proibido"
05) A divisão das classificações marcam os desvios, hierarquizam as qualidades e competências e também