direito
TRABALHO: DIREITO COMO ARTE, CIENCIA E TECNICA.
PROF: JULIANA CRISTINA MANSANO FURLAN
NOME: PAULA JANINDE DA SILVA GALVAO
RA: 11412554 1°A
Direito como ciência, técnica e arte
Hoje em dia já podemos identificar os três tipos de direito, sendo que cada um tem sua especialidade e capacidade de escolher um deles para se especializar. Claramente que podem se identificar com os três, mas em minha opinião os três são validos para designar ao direito. Atualmente são abordados sim, em júris, e também obtendo em artigos, certamente sempre foi usado, mas talvez com outra identificação. Talvez buscando sempre mais do que tem, todas elas tem seu valor, e pode ser que algumas delas tenham sua melhor especificação. E que o direito como arte seja melhor dentre elas, pois o motivo maior de tudo, é a parte em que se interpreta com tanta sofisticação, beleza e integridade, não há parte melhor. Claro que todas estão certas em sua posição, mas arte é direito que mais se usa hoje em dia.
Direito como ciência
No mundo moderno, direito em seu sentido objetivo, seria um conjunto de regras dotadas de sanções que reagem as relações dos homens que vivem em sociedade. Ciência do direito é uma busca permanente pela verdade, e pelo fato dela não ser unívoca, não há como se designar um tipo especifico de conhecimento, não existindo um critério único que determine sua extensão, natureza e caracteres, devido ao fato de vários critérios tem fundamentos filosóficos que extravasam a pratica cientifica. A questão não é a interpretação das palavras, mas a visão do direito como ciência, que nada mais é a valoração de um fato, que por força de sua interpretação, gera uma norma jurídica aplicável.
O direito como ciência, valoriza, qualifica, atribui conseqüências a um comportamento. E não em função de critérios filosóficos, religioso ou subjetivo, mas em função da utilidade social. Para o direito, a