Direito
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____VARA CÍVEL DA COMARCA DE MIRACEMA DO FORUM DE TOCANTINS.
Nonato da Alegria, nacionalidade, estado civil, aposentado, portador do CPF nº, e RG nº, residente e domiciliado à, nº, bairro, Miracema, no Estado do Tocantins, CEP, vem, por seu bastante procurador infra assinado, mandato incluso, propor a presente
AÇÃO DE COBRANÇA Pelo procedimento sumário (artigo 275, incisos I, II do CPC), contra Julião da Costa, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do CPF nº, e RG nº, residente e domiciliado à, nº, bairro, na cidade de Miracema, Estado do Tocantins, CEP, em razão dos fatos e dos fundamentos jurídicos a seguir aduzidos: 1. DOS FATOS O réu pediu ao autor o valor de R$8.500,00 (oito mil e quinhentos reais) emprestados para pagar as mensalidades atrasadas da escola onde estuda sua filha, uma criança deficiente, portadora de esclerose múltipla, afirmou que devolveria o dinheiro no prazo de 03 (três) meses.
O autor comovido com a situação financeira do réu, que é seu cunhado, e vendo a necessidade da escola para a criança, emprestou ao réu o valor acima especificado para que este pudesse adimplir com tais pagamentos. Por se tratar de um relacionamento de parentesco e amizade não viu a necessidade de elaborar um contrato escrito para formalizar o combinado. Passados 07 (sete) meses o autor procurou pelo réu para cobrar a dívida e foi surpreendido pela resposta deste, dizendo-lhe que não devia nada, e que o autor havia doado o dinheiro para a criança. Em razão disso o autor não vê outro meio para dirimir a questão a não ser através dos meios judiciais.
2. DO DIREITO