Direito
Os parâmetros sociais interferem no desenvolvimento da auto estima, pois geram a discriminação que interfere no desenvolvimento do auto conceito.
"Com a evolução humano-social o gênero mascuiino, dotado de maior força e resistência, já não tem a mesma importância que há tempos atrás, nos quais visualizávamos uma considerável assimetria nos campos sociais quando relacionado ao gênero feminino.
Biologicamente é muíto fácil se fazer a distinção entre masculíno e feminino, já a opção sexual dependerá de inúmeras variáveis."
Sobre a auto estima ligada ao fator gênero, Flax diz que a relação homem-mulher é assimétrica com relaSo ao gênero, quanto á justiça, direitos e qualificação. Essa diíerenciação tenr origem no patriarcado e foi mantida pela sociedade.
E ímpoftante destacar que o gênero diz respeito a configuração histórica, social e política, e a forma como isto é entendido pelas pessoas, e não ao sexo.
Podemos perceber ainda a divisão clara de papéis de homens e mulheres na sociedade.
O discurso concreto vai se basear na reparação e reconstrução da identidade feminina. lá o discurso psíquico/latente demonstra que ao se subtrair, a mulher propicia mais poder ao homem, ao colocar o homem como seu foco a mulher se esquece de si.
Muitas vezes as mulheres com baixo auto estima se vêem como personâgens, e quando encontram um bom companheiro o colocam como um companheiro de roteiro, o mesnro pode ocorrer também com os homens. Esse acontecimento pode levar a frustração de ambas as partes. Para mudar essa circunstância a mulher precisa rejeitar o papel que a sociedade impôs a ela, começando por reconhecer tais imposições, porque sem tal reconheclmento a mulher acaba por atribuir culpa á sorte, ao parceiro.
A imposição de uma