direito
Acusação: Sócrates comete crimes, o que você faz? De onde vem essas calúnias ? Se suas ocupações não fossem tão diferente das dos outros, não teriam nascido acusações.
Sócrates: Sócrates ouvir dizer que não havia ninguém mais sábio do que ele. Ao escutar isso pensou: “ sei que não sou sábio, nem muito, nem pouco “. Sócrates pegou um políticos e falou: “ Este é mais sábio do que eu “. Daí veio o ódio contra mim. Sócrates acreditava que não era mais sábio do que aquele homem. Jovens decidem por contra própria examinar os homens. Os que são examinados dizem que há um tal de Sócrates que corrompem os jovens. Absolvendo-me ou não, não farei outra coisa, nem que tenha de morrer muitas vezes.
Condenação: Cidadãos de Atenas, vocês irão obter a fama e a acusação de haverem sido os assassinos de um sábio, de Sócrates. Se a morte, porém, é como uma passagem deste para outro lugar e se lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir maior do que este? Vocês devem considerar esta única verdade: que não é possível haver algum mal para um homem de bem. Por isso estou feliz, não há nada melhor para mim, do que morrer agora. Não estou zangado com aqueles que votaram em mim. Mas é hora de irmos, eu para morte e vocês para vida.