Direito
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE DIREITO
1. A POLÍTICA E AS POLÍTICAS
CITAÇÃO:
“[...] apesar de haver um significado predominante, que se impõe em determinadas situações, e que aparece como sendo “a” política, o que existe na verdade são políticas.” (Página 12).
REFLEXÃO:
O autor nos mostra de maneira introdutória que a política é vista em sua totalidade pelas pessoas como referência ao poder político, à esfera política institucional. Quando na verdade a política está presente em diversas ocasiões, como em empresas, por exemplo, e em cada pessoa, quando esta desenvolve políticas para alcançar seus objetivos nas suas relações de trabalho, de amor ou de lazer.
CITAÇÃO:
“Existem, portanto, em um mesmo instante, várias políticas, ou ao menos várias “propostas políticas” na sociedade. Em decorrência, há uma situação dinâmica em que as diversas propostas relacionam-se entre si e com a trama social a que procuram conferir uma expressão política.” (Página 13).
REFLEXÃO:
Pode-se então perceber que há dois tipos de questões básicas. Primeiro, a focalização do movimento histórico de relacionar as diversas políticas, em que determina o predomínio de uma delas, a chamada “política hegemônica”, que é o que se denomina “crise política”, em que nenhuma consegue impor-se. Ou então em que uma já perdeu a sua sustentação, mas nenhuma outra possui fundamentos suficientes para se tornar uma alternativa. Em segundo plano analisa-se a própria conjuntura em que se desenvolve uma política como expressão de certas situações em sociedade. A política dos partidos, portanto, tem duas faces: uma relação à sociedade e seus interesses, outra como política de disputa do governo.
2. O POETA E O LIBERTADOR
CITAÇÃO:
“Certamente as condições objetivas determinam as condições subjetivas. Marx mostra como o modo de produção capitalista submete de um modo tão universal a sociedade, que as próprias relações entre os homens