Direito
ESTUDO DIRIGIDO
CURSO: DIREITO / 3º PERÍODO
DOCENTE: LIZABETE PÓVOA
DISCENTE: FLÁVIA PEDROSA PEREIRA
1) Segundo Eduardo Bittar o que é ética e moral? Qual a relação que existe entre a ética e a moral?
Para Eduardo Bittar, na ética estudam-se os fenômenos e fatos éticos, o agir humano. É um saber de grande importância para a compreensão do homem em si, da sociedade e seus fenômenos. Tem como objeto de estudo a ação moral. A ética não se confunde com a moral, visto que a primeira trata da teoria dos costumes, configurando-se numa ciência dos costumes, enquanto a segunda não é ciência, mas objeto da ciência. Como ciência, a ética procura extrair da moral os princípios gerais a ela aplicáveis. Consiste num saber especulativo acerca da moral, partindo dela para se constituir e elaborar suas críticas. Ademais, complementando a abordagem de Eduardo Bittar por Marilena Chauí, toda moral é normativa, pois cabe-lhe a tarefa de inculcar nos indivíduos os padrões de conduta, os costumes e valores da sociedade em que vivem, mas nem toda ética precisa ser normativa. 2) Para Eduardo Bittar qual a importância da ética?
Para o autor, a maior importância da ética consiste no fato desta possuir como objeto de estudo a ação humana, sendo responsável pela compreensão do homem em si, da sociedade e de seus fenômenos. Na ética estudam-se os fenômenos e fatos éticos, que consistem no agir humano. Entendendo o homem como um ser ético por natureza e com capacidade de autogestão, percebe-se que a ética persegue o homem em seu percurso existencial e histórico, mas é diferente nos diferentes tempos. Através da ética, o homem descobre-se a si mesmo conhecendo melhor o outro, tendo-se que a alteridade é o espelho da individualidade.
3) Que distinções podem ser feitas entre a ética como prática e a ética como saber?
A ética como prática consiste numa ação concreta, em atitudes permanentes de vida e não apenas em intenções. A ética é, portanto, uma ciência