Direito
As organizações perseguem seus objetivos para assegurar os resultados necessários à melhoria de seus processos organizacionais. Os objetivos têm sua importância relacionada às mensagens internas e externas que eles enviam para dentro e fora da organização, visando promover alguns atributos característicos.
Características dos Objetivos
Para formular bons objetivos, é necessário atender algumas características básicas: Quantificar e definir prazos, levando em consideração os diversos stakeholders; Alinhar os objetivos à missão, visão e aos valores da organização; Perceber que os objetivos são resultados e não ações. ( é algo a ser alçado) Distinguir o detalhamento dos diversos níveis hierárquicos da organização, desafiando as pessoas, mas sem desanimá-las;
Detalhamento dos Objetivos
Detalhamento ou desmembramento dos objetivos, trata de distribuir os objetivos estratégicos em objetivos menores, nos diversos níveis da organização, formando uma verdadeira rede de objetivos.
Estes objetivos menores são chamados de objetivos ou estratégias funcionais.
Objetivos e Estratégias de Marketing
Atuar na relação empresa-cliente-mercado-sociedade;
Na relação com os clientes e mercado:
Objetivos e Estratégias de Produção
Processos PRINCIPAIS e de APOIO
Objetivos e Estratégias de RH
Objetivos e Estratégias de Finanças
Planos de Ação São o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um objetivo. Descrição detalhada de o que precisa ser realizado para que um objetivo obtenha êxito. Análise de todos os fatores envolvidos na resolução de um objetivo. O que precisa ser feito para atingir, em plenitude, um objetivo.
A empresa precisa definir para cada objetivo funcional, quais ações devem ser desenvolvidas para que tal objetivo seja totalmente atingido.
Nesta etapa do planejamento estratégico, começam a ser enxergadas as inter-relações práticas entre os objetivos estratégicos da organização, pois, apesar